A Vitória-Régia é uma planta que surge como uma homenagem de Jaci para uma índia que morreu afogada após ter se apaixonado por ele.
Jaci, a lua para os índios, namorava as índias mais bonitas da região, as quais eram levadas para o céu e transformadas em estrelas.
Naiá esperava ansiosamente pelo encontro com Jaci. Um dia, apreciava o luar sentada à beira do rio quando vendo o reflexo da lua na água e acreditando que Jaci tinha vindo buscá-la, debruçou-se para beijá-lo e caiu no rio, morrendo afogada.
Jaci ficou comovido com o acontecimento e, em vez de transformá-la em uma estrela como fazia com todas as outras índias, a transformou numa estrela da água. É assim que é conhecida a planta aquática que recebe o nome de Vitória-Régia.